Quarta, 02 de Dezembro de 2020
Capital Crise da Água

Projeto criado para solucionar crise da geosmina não será executado pela Cedae

A transposição dos rios Ipiranga, Queimados e Poços foi uma das soluções criadas pelo Governo para diminuir a proliferação da alga que alterou cor e gosto da água no Rio.

14/05/2020 19h14
Por: Redação - Noticiário do Rio Fonte: Band News FM Rio
(Foto: Reprodução/ Internet)
(Foto: Reprodução/ Internet)

A Cedae não vai mais executar o projeto de transposição dos rios Ipiranga, Queimados e Poços, uma das soluções do Governo para sanar a crise da geosmina. A alga que se multiplicou nos afluentes do Rio Guandu alterou o cheiro, o gosto e a cor da água que chegou na casa de cerca de 9 milhões de pessoas, no início do ano.

O estudo técnico do desvio passa para as mãos do Instituto Estadual do Ambiente, de acordo com o governo para dar agilidade ao projeto. De acordo com o Inea os recursos utilizados serão do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano.

O promotor do Ministério Público que acompanha o caso José Alexandre Maximino, no entanto explica que essa transferência de responsabilidade não é nova e os gestores do FECAM determinaram que a Cedae fizesse a obra com recursos próprios.

Maximino esclarece que o Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente já convocou uma reunião técnica para definição de responsabilidades e prazos. O desvio dos três rios foi prometido em janeiro pelo governador Wilson Witzel, a um custo de cerca de R$ 92 milhões.

Para José Alexandre Maximino a obra precisa ser acompanhada de outras ações de saneamento para melhorar a qualidade da água que chega à população. Os rios Poços, Ipiranga e Queimados juntos recebem, de acordo com o Comitê de Bacias do Guandu, 56 milhões de litros de matéria orgânica.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Rio de Janeiro - RJ
Atualizado às 23h39 - Fonte: Climatempo
25°
Muitas nuvens

Mín. 21° Máx. 33°

25° Sensação
9 km/h Vento
94% Umidade do ar
80% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (03/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 32°

Sol com muitas nuvens e chuva
Sexta (04/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 37°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Mais lidas
Anúncio