Coronavírus Falta Transparencia

Capital carioca fica na 15ª posição na transparecia de combate ao coronavírus

O estado do Rio ficou em 23º lugar

21/05/2020 12h18
Por: Redação - Noticiário do Rio Fonte: G1
Hospital de campanha - Reprodução/ internet
Hospital de campanha - Reprodução/ internet

O estado do Rio de Janeiro aparece, empatado com o Pará, na 23ª posição do ranking nacional de transparência no combate à Covid-19 divulgado nesta quinta-feira (21) pela Transparência Internacional. 

O levantamento avaliou 34 indicadores de portais dos 26 estados do país e do Distrito Federal para demonstrar qual o nível de transparência que eles possuem nas informações sobre contratações emergenciais ligadas ao enfrentamento à pandemia do coronavírus. 

O resultado da análise é uma pontuação de 0 a 100 - quanto maior a nota, maior o nível de transparência na gestão da crise. 

A nota do Rio de Janeiro ficou em 44,3 pontos, o que o classifica como "regular" quanto a transparência. Abaixo dele ficaram o Acre, com 41,7 pontos, São Paulo, com 27,8 pontos, e Roraima, com 22,1 pontos - os dois últimos são os únicos do ranking classificados como "ruim". 

Capital em 15º lugar

Já no ranking das 27 capitais, a do Rio de Janeiro aparece na 15ª posição, empatada com a maranhense São Luís, mas com nota pior que a do estado: 40,5 pontos, o que também a classifica com transparência regular.

 

Segundo a Transparência Internacional, 53 governos brasileiros foram analisados - 27 governos estaduais, o Distrito Federal e 26 governos municipais das capitais - entre os dias 12 e 19 de maio. Para cada um destes, foram buscadas informações sobre contratações emergenciais nos seguintes portais:

 

Portal dedicado às contratações emergenciais (se houver)

Portal oficial do governo

 

Portal da Transparência

Portal de Compras

Portal de Dados Abertos (se houver)

Portal dedicado à Covid-19 (se houver)

Redes sociais (Facebook e Twitter).

O ranking completo e a metodologia da pequisa estão disponíveis no site da Transparência Internacional.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.