Coronavírus COVID-19

"Chegamos ao momento de retomar as atividades", diz Crivella.

Desde terça (19), o painel de casos da Secretaria Municipal não informa as mortes na capital.

22/05/2020 14h46
Por: Redação - Noticiário do Rio Fonte: UOL
Reprodução/ Internet
Reprodução/ Internet

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella (Republicanos), anunciou hoje que deseja retomar as atividades econômicas na cidade. Apesar de Crivella ter dito que o ritmo de contaminação está em queda, a prefeitura projeta que, em duas semanas, a capital atingirá 40 mil casos de covid-19, segundo informações do painel da Secretaria Municipal de Saúde e cálculo do Instituto de Matemática da UFRJ.

"Nós fizemos, com a iniciativa privada, um plano de retorno que hoje submeto ao conselho", afirmou Crivella em uma coletiva sobre a situação da pandemia do novo coronavírus na cidade. A declaração aconteceu no dia seguinte a uma reunião em Brasília com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que prega contra o isolamento social. Desde terça (19), o painel de casos da Secretaria Municipal não informa as mortes na capital.

O prefeito não adiantou detalhes do plano tampouco apresentou dados que embasem a decisão.

"Estamos com a velocidade de contaminação caindo, a população já se habituou ao uso da máscara, os bairros [estão] bloqueados, as aglomerações caíram, os nossos tomógrafos estão trabalhando", argumentou o prefeito, para justificar sua decisão.

As medidas restritivas adotadas para o combate ao novo coronavírus na cidade são válidas até a próxima segunda-feira (25). Ainda assim, Crivella afirmou que é preciso dar "esperança" à população.

"Nós não estamos mudando as medidas, elas vão ser válidas até o dia 25, mas é importante que as pessoas saibam que elas estão dando resultados e que nós já estamos planejando voltar nossas atividades. É importante também que todo o setor econômico tenha a previsão de que estamos planejando o retorno. Não estamos planejando apenas o fechamento, estamos planejando também voltar às nossas atividades. Claro que de maneira muito segura. Nós precisamos ter equilíbrio, ponderação, sabedoria. Mas jamais perder a esperança e a certeza de que vamos vencer essa crise", considerou.

O prefeito também alegou que novos equipamentos de saúde estão vindo da China para auxiliar no combate à pandemia.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Rio de Janeiro - RJ
Atualizado às 21h46 - Fonte: Climatempo
23°
Nuvens esparsas

Mín. 19° Máx. 27°

23° Sensação
11 km/h Vento
78% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (06/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 30°

Sol com algumas nuvens
Domingo (07/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens
Anúncio