Quarta, 02 de Dezembro de 2020
Coronavírus Pandemia

Estudo da Fiocruz indica que ainda não é momento para relaxar o isolamento no Rio

A capital estabeleceu a reabertura em seis fases. A primeira, nesta terça-feira (02), com o funcionamento de lojas de veículos, decoração, além da permissão de caminhar pela orla.

02/06/2020 15h56
Por: Pedro Lima Fonte: Band News FM Rio
Rio tem dia movimentado após reabertura gradual do comércio (Foto: Francini Augusto)
Rio tem dia movimentado após reabertura gradual do comércio (Foto: Francini Augusto)

No dia em que a Prefeitura do Rio anunciou a flexibilização das medidas restritivas, a Fiocruz divulgou nota técnica, enviada ao Ministério Público, indicando que ainda não é o momento para reabertura.

O estudo foi entregue ao MP na semana passada e estabelece quatro pontos centrais para avaliar a volta de atividades.

Questionamentos como: se a pandemia está controlada, a capacidade do sistema de saúde, se o estado tem capacidade de testagem e se há como prevenir novos casos são algumas das avaliações que devem ser feitas.

A capital estabeleceu a reabertura em seis fases. A primeira, nesta terça-feira (02), com o funcionamento de lojas de veículos, decoração, além da permissão em caminhar pela orla.

O plano será avaliado a cada 15 dias, podendo haver alteração. Serão utilizados dois critérios para avaliar um eventual avanço na flexibilização: o nível de transmissão do coronavírus e a capacidade de resposta do sistema de saúde.

Para a pneumologista da FioCruz Margareth Dalcomo a resposta positiva até agora foi em leitos de hospitais privados, o que alerta para um desenho do contágio no Rio. Ela garante que os decretos de flexibilização são organizados teoricamente, mas na prática o resultado pode ser desastroso:

Para o médico do Instituto de Medicina Social da Uerj Mário Dal Poz a reabertura é precipitada:

O texto da Prefeitura do Rio estabelece uma série de regras, que deverão ser seguidas por todo o município, além de um selo para que empreendedores se comprometam com as medidas.

O governo do Estado, em decreto, afirmou que as medidas de isolamento valem até sexta-feira e ao longo da semana deve divulgar o protocolo de reabertura.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Rio de Janeiro - RJ
Atualizado às 00h19 - Fonte: Climatempo
25°
Muitas nuvens

Mín. 19° Máx. 32°

25° Sensação
9 km/h Vento
94% Umidade do ar
80% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (03/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 37°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sexta (04/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 36°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Mais lidas
Anúncio