Geral Transportes

Governo do Estado autoriza retorno do transporte intermunicipal a partir deste sábado

Com o decreto, publicado nesta sexta-feira (5), as linhas de ônibus que ligam as cidades da Região Metropolitana ao município do Rio serão retomadas.

05/06/2020 20h58
Por: Redação - Noticiário do Rio
Os ônibus deverão operar com ocupação limitada ao número de assentos do veículo (Foto: Rafael Delazari/Creative Commons)
Os ônibus deverão operar com ocupação limitada ao número de assentos do veículo (Foto: Rafael Delazari/Creative Commons)

Serão retomadas neste sábado (6) as linhas de ônibus que ligam as cidades da Região Metropolitana ao município do Rio, que estavam suspensas em função da pandemia da Covid-19.

Por meio de decreto, publicado nesta sexta-feira (5) em edição extra do Diário Oficial, o Governo do Estado determina limites para o retorno do serviço. Os ônibus deverão operar com ocupação limitada ao número de assentos do veículo. De acordo com o decreto, fica vedado o transporte de passageiros em pé.

A nova resolução também libera o retorno das linhas de ônibus entre os municípios do interior do estado e as de transporte complementar, em qualquer região.

As linhas que fazem a ligação entre a Região Metropolitana e o interior do estado também serão retomadas, mas deverão operar com até 50% dos assentos ocupados, nos veículos tipo Rodoviário; e apenas com passageiros sentados, no caso dos veículos tipo Urbano.

No entanto, permanece restrita a circulação de ônibus intermunicipais nos municípios de Barra Mansa, Pinheiral e Volta Redonda, no Sul Fluminense. O transporte coletivo entre os três municípios está mantido.

Também a partir deste sábado, fica suspenso o controle de acesso de passageiros em todas as estações de trem e metrô. A disponibilidade de lugares ficará restrita a, no máximo, 50% da capacidade de lotação.

No caso das barcas, as viagens serão realizadas com o quantitativo de passageiros equivalente ao número de assentos existentes na embarcação utilizada. As estações Charitas e Cocotá permanecerão temporariamente fechadas. A operação da linha Arariboia terá intervalos de, no mínimo, 30 minutos no horário de pico (das 5h30 às 9h e das 16h às 18h) dos dias úteis, e de 1 hora nos horários de vale dos dias úteis e aos sábados, domingos e feriados. Já a linha de Paquetá continuará operando com intervalos de até 3 horas, em qualquer dia e período.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Rio de Janeiro - RJ
Atualizado às 01h22 - Fonte: Climatempo
17°
Alguma nebulosidade

Mín. 12° Máx. 29°

17° Sensação
9 km/h Vento
88% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (06/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens
Terça (07/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 30°

Sol com algumas nuvens
Anúncio