A cidade do Rio de Janeiro bate recordes de taxa de mortalidade por coronavírus entre todas as capitais brasileiras.
A media nacional fica em 5,1% dos casos identificados dados como óbito, enquanto na capital carioca fica com o número de 12% de letalidade.
Mesmo com o alto índice de mortalidade o prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) anuncia a segunda fase de aberturas do comercio e diminuição do distanciamento social, indo na contramão de todas as decisões que já passaram por essa fase de elevação da curva de infectados.
Subnotificação
Isso não significa que o vírus seja mais letal no Rio de Janeiro, mas sim que a secretária de saúde e órgãos de controle não consegue ver realmente o numero de infectados na capital, que hoje passa de 80 mil registrados.
Seguindo balanços internacionais, onde a media de letalidade é de 1% à 1,7% significa que o numero de pessoas doentes deve ser ao menos 6 vezes maior do que o registrado pela secretaria municipal de saúde, sendo um total de 480 mil casos.
A falta de testes e de um planejamento que olhe as pessoas mesmo que não apresente sintomas graves, faz com que a prefeitura fique as cegas e não consigo ver a real situação do avanço do COVID-19 no Rio de Janeiro.
Mín. 21° Máx. 39°
Mín. 22° Máx. 40°
SolMín. 23° Máx. 39°
Sol