Política Governador do Rio

Alerj inicia análise de denúncia pedindo impeachment de Witzel

Comissão Especial se reúne a partir das 13h nesta quinta (17). Serão definidos o presidente, o relator e as outras funções. Em seguida, uma cópia do processo será levada ao governador, que terá um prazo de até 10 sessões para apresentar a defesa.

18/06/2020 08h55 Atualizada há 3 meses
Por: Redação - Noticiário do Rio Fonte: G1
O governador Wilson Witzel na Alerj, em seu discurso de posse, em janeiro do ano passado — Foto: Thiago Lontra/Alerj/Divulgação
O governador Wilson Witzel na Alerj, em seu discurso de posse, em janeiro do ano passado — Foto: Thiago Lontra/Alerj/Divulgação

A Comissão Especial da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), que vai elaborar parecer sobre o pedido do impeachment do governador Wilson Witzel (PSC), tem o primeiro encontro nesta quinta-feira (18). A reunião para instalação, marcada para as 13h, será presencial, de acordo com a assessoria da Alerj.

Na reunião, serão definidos os nomes do presidente, relator e outras funções. Em seguida, uma cópia do processo será encaminhada ao governador, que terá um prazo de até 10 sessões legislativas para apresentar a defesa.

O pedido de impeachment aceito pelo plenário foi o dos deputados Luiz Paulo e Lucinha, ambos do PSDB, que acusam Witzel de crime de responsabilidade.

Entre os argumentos, estão improbidade administrativa pelo mau uso de dinheiro público, conforme despacho do Superior Tribunal de Justiça na Operação Placebo, e os fatos ligados à Operação Favorito, que apura desvios em contratos na área da saúde envolvendo organizações sociais. Veja no final da reportagem outros detalhes sobre o pedido.

O acolhimento do pedido de impeachment pela Alerj foi na quarta-feira (10), por meio de uma sessão virtual. No total, 69 dos 70 deputados votaram pela abertura do processo – um parlamentar, Rosenverg Reis (MDB), não votou.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Rio de Janeiro - RJ
Atualizado às 22h16 - Fonte: Climatempo
21°
Chuva fraca

Mín. 18° Máx. 27°

21° Sensação
11 km/h Vento
94% Umidade do ar
90% (50mm) Chance de chuva
Amanhã (22/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 22°

Chuvoso
Quarta (23/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 24°

Sol com muitas nuvens e chuva
Mais lidas
Anúncio