Geral Rio

Tráfico e milícia dominam 1.413 favelas do Rio, aponta relatório

Segundo o documento, o tráfico atua em 81% das comunidades enquanto a milícia está em 19% desses territórios.

07/07/2020 13h52
Por: Redação - Noticiário do Rio Fonte: Band News FM Rio
Polícia estima que 56 mil criminosos circulam em liberdade portando armas de fogo (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)
Polícia estima que 56 mil criminosos circulam em liberdade portando armas de fogo (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Um estudo da Polícia Civil sobre a violência no Rio de Janeiro revelou que 1.413 comunidades do estado são dominadas pelo crime organizado.

A reportagem teve acesso ao levantamento encaminhado ao Ministério da Justiça e ao Supremo Tribunal Federal.

Segundo o documento, o tráfico atua em 81% das favelas enquanto a milícia está em 19% desses territórios.

O relatório mostra que a facção de traficantes Comando Vermelho controla 828 comunidades. Já os grupos paramilitares exploram 278, um número maior do que o apontado a outras duas quadrilhas, o Terceiro Comando Puro e a Amigos dos Amigos, que aparecem nas estatísticas com 238 e 69 favelas, respectivamente.

A Polícia Civil estima que 56 mil criminosos circulam em liberdade portando armas de fogo como fuzis e pistolas. De acordo com a corporação, esse grupo conta ainda com o apoio de grande parte dos 51 mil presos no sistema carcerário fluminense.

O documento aborda decisão do ministro Edson Facchin, do STF, que proibiu operações policiais durante a pandemia de Covid-19.

Segundo o texto, caso a decisão seja mantida, as investigações criminais no Rio podem ser prejudicadas.

Vale lembrar que a liminar determina que ações só são permitidas em casos absolutamente excepcionais. Por conta disso, o delegado Felipe Curi, subsecretário de planejamento da Polícia Civil, afirma que todas as ações da Polícia Civil são “absolutamente excepcionais”, já que, segundo ele, visam a proteção da vida e a ordem pública.

De acordo com o relatório, entre primeiro de janeiro de 2019 e cinco de junho de 2020, 675 inquéritos policiais relacionados aos crimes de associação e organização criminosa estão em andamento em delegacias do Rio.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Rio de Janeiro - RJ
Atualizado às 15h35 - Fonte: Climatempo
26°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 35°

28° Sensação
26 km/h Vento
79% Umidade do ar
90% (40mm) Chance de chuva
Amanhã (30/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 26°

Chuvoso
Sábado (31/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 25°

Chuvoso
Mais lidas
Anúncio