Geral eSports

Como iniciar uma carreira na indústria dos eSports

Como alguém pode abrir portas e ganhar a vida na indústria?

07/07/2020 16h57 Atualizada há 3 meses
Por: Fernando Campo Grande
(Reprodução/ Internet)
(Reprodução/ Internet)

Aposto que já deve ter ouvido bastante sobre os esports recentemente. Nessa última década, a indústria de jogos eletrônicos apresentou um crescimento considerável, além de oferecer várias opções de carreira viáveis. ​​Porém, mesmo com várias fontes de informações disponíveis, talvez nem todos sabem o tamanho dessa indústria e quantas oportunidades ela oferece. Esse texto é uma parceria entre o Noticiário do Rio e o Kolmeia.net.

Industria do eSports : conceitos equivocados e embates de gerações

Recentemente, um fenômeno curioso ocorreu. Graças a internet, talvez, pela primeira vez em muito tempo, uma geração  ficou mais experiente em uma área do que a anterior. Tanto os Mileniums (Geração Y), quanto a geração Z se desenvolveram junto das inovações da tecnologia. Enquanto as gerações anteriores tiveram de se adaptar tardiamente a elas, gerando alguns embates.

Por conta disso, alguns conceitos equivocados nasceram. O mais famoso deles foi o de que jogar videogame era um desperdício de tempo, nada construtivo ou valioso para o desenvolvimento para carreira de uma pessoa.Tenho certeza que essa é uma das grandes barreiras iniciais dos pro players.Sem contar o fato dos tomadores de decisões dessa indústria, por vezes, sejam da geração anterior porém, novatos nesse rolê.

O segundo conceito equivocado, talvez não tão divulgado quanto o primeiro, está ligado a ideia de que os eSports começaram na última década, e assim é algo destinado para crianças e jovens. Para quem ainda não sabe, as primeiras competições de esportes eletrônicos datam do início da década de 70. Desse modo, se hoje temos arenas cheias e transmissões na TV, agradeça aos diversos grupos que organizaram competições de video games desde a época que isso não tão popular.

Quais são os tipos de empregos existentes?

Agora que falamos um pouco dos embates, vamos ao motivo principal desse artigo. De acordo com o site Kolmeia, uma pesquisa elaborada pela agência New Zoo coloca o Brasil na 13° posição no mercado gamer, com receita de R$ 1,6 Bi. Como se não bastasse, segundo o site consumo moderno, uma pesquisa da mesma agência aponta o nosso país como o terceiro maior público de eSports, com um público de 7,6 milhões de espectadores mensais.

Portanto, os e-sports realmente apresentam aos candidatos, emprego e oportunidades reais. Afinal, há mais empresas se envolvendo nesse espaço do que nunca. Isso significa que há mais empregos disponíveis, tanto para os novatos quanto para os que já têm experiência na indústria.

Existem muitas funções diferentes nos esports - algumas mais práticas do que outras - e mais empresas não endêmicas estão abrindo divisões de eSports ou adicionando funções que funcionam no espaço.

Aqui está uma seleção de alguns dos trabalhos mais conhecidos no esports. Clique aqui para visitar nosso  hub de carreiras  e ver mais detalhes sobre cada um.

  • Jogador profissional
  • Shoutcaster / host
  • Coach / analista
  • Jornalista / criador de conteúdo
  • Executivo de PR / Marketing Gerente de Produto
  • Gerente de vendas / parcerias
  • Admin / árbitro
  • Proprietário / gerente da organização
  • Gerente de comunidade / mídia social
  • Equipe de transmissão / produção
  • Gerente de eventos
  • Agente
  • Outras carreiras de jogos

Como eu ou meus filhos podemos começar uma carreira no esports?

Existem várias maneiras de colocar o pé na porta. Em primeiro lugar, a boa notícia é que há mais empregos no e-sports do que nunca, o que significa que é mais fácil do que era se envolver - e ser pago por isso. A má notícia é que geralmente exige muito trabalho e dedicação, e pode ser bastante competitivo, então você deve ter certeza de que é algo pelo qual se apaixona.

No próximo artigo explicaremos mais a fundo alguns detalhes sobre essa indústria milionária.Enquanto isso, não deixe de conferir os artigos sobre cultura pop do site Kolmeia.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
eSports
Sobre eSports
Rio de Janeiro - RJ
Atualizado às 05h22 - Fonte: Climatempo
21°
Alguma nebulosidade

Mín. 18° Máx. 28°

21° Sensação
9 km/h Vento
88% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (23/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 31°

Sol com algumas nuvens
Sábado (24/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Mais lidas
Anúncio