Geral Correios

Trabalhadores dos Correios em greve por tempo indeterminado

Os funcionários contestam a retirada de direitos, se manifestam contra a privatização da empresa.

19/08/2020 11h11 Atualizada há 1 mês
Por: Redação - Noticiário do Rio
A paralisação acontece em todo o Brasil (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)
A paralisação acontece em todo o Brasil (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Cerca de 100 mil trabalhadores dos Correios, em todo o Brasil, entraram em greve por tempo indeterminado. A decisão foi tomada após uma assembleia da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares junto aos sindicatos filiados.

Os funcionários contestam a retirada de direitos, se manifestam contra a privatização da empresa e afirmam que houve negligência com a saúde dos trabalhadores durante a pandemia de Covid-19. O grupo também argumenta que o Acordo Coletivo que estaria em vigência até 2021 foi revogado no início do mês de agosto, cortando uma série de benefícios.

Segundo o Secretário de Imprensa da FENTECT, Emerson Marinho, um deles previa o auxílio para os que têm filhos com necessidades especiais. Os Correios afirmaram que não pretendem retirar direitos dos empregados e que propõem ajustes dos benefícios previstos na CLT e em outras legislações.

Sobre as queixas relacionadas à pandemia, a estatal ressaltou que, dentre outras medidas, redirecionou empregados classificados como grupo de risco para o trabalho remoto, assim como aqueles moram com pessoas nessas condições sem perdas salariais.

Segundo os Correios, as reivindicações custariam quase R$ 1 bilhão anuais, o que seria dez vezes o lucro obtido em 2019.

A respeito do atendimento à população, a empresa informou que a paralisação parcial não afeta os serviços de atendimento da estatal. Cerca de 83% do efetivo total dos Correios no Brasil trabalha regularmente, incluindo os serviços de SEDEX e PAC.

Fonte: Band Nees FM Rio 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Rio de Janeiro - RJ
Atualizado às 21h36 - Fonte: Climatempo
21°
Chuva fraca

Mín. 18° Máx. 27°

21° Sensação
11 km/h Vento
94% Umidade do ar
90% (50mm) Chance de chuva
Amanhã (22/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 22°

Chuvoso
Quarta (23/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 24°

Sol com muitas nuvens e chuva
Mais lidas
Anúncio