Quinta, 03 de Dezembro de 2020
Política Eleição 2020

Ibope-Rio: Paes lidera com 33% e vaga no 2º turno segue em disputa

A disputa continua acirrada por uma vaga no segundo turno entre o prefeito Marcelo Crivella (Republicanos), que variou de 14% para 15%, e deputada estadual Martha Rocha (PDT), que permanece com os mesmos 14%

10/11/2020 17h25 Atualizada há 3 semanas
Por: Pedro Lima Fonte: Valor
(Reprodução/ Internet)
(Reprodução/ Internet)

Num cenário de bastante estabilidade em relação à última pesquisa do Ibope, realizada há dez dias, o ex-prefeito do Rio Eduardo Paes (DEM) manteve a liderança na corrida pela Prefeitura do Rio, e oscilou de 32% para 33% das intenções de voto. A disputa continua acirrada por uma vaga no segundo turno entre o prefeito Marcelo Crivella (Republicanos), que variou de 14% para 15%, e deputada estadual Martha Rocha (PDT), que permanece com os mesmos 14%.

Os dois estão em empate técnico também com a deputada federal Benedita da Silva (PT), que manteve os 9%. A petista empata com Crivella no limite da margem de erro, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Com isso, Benedita também está empatada com o deputado federal Luiz Lima (PSL), que ficou com os mesmos 4%. A pesquisa mostra que o parlamentar – que é bolsonarista mas não foi autorizado a associar sua imagem à do presidente da República, uma prerrogativa dada por Jair Bolsonaro a Crivella - não conseguiu decolar como uma novidade. O parlamentar está em situação de empate técnico com os demais concorrentes do pelotão que vem atrás: Bandeira de Mello (Rede) oscilou de 2% para 3%; Renata Souza (Psol) continua com 2%; Fred Luz (Novo) e Paulo Messina (MDB) mantiveram 1%; e Clarissa Garotinho (Pros), que não pontuara agora tem 1% das preferências.

O Ibope entrevistou 1.204 eleitores do Rio entre sábado e hoje, dos quais 12% afirmaram que pretendem votar em branco ou nulo (eram 15%), enquanto 4% não souberam ou não responderam (eram 5%). Quatro candidatos não pontuaram: Cyro Garcia (PSTU), Suêd Haidar (PMB), Glória Heloiza (PSC) e Henrique Simonard (PCO).

O instituto também fez simulações de segundo turno. Nos três cenários, Eduardo Paes ganharia a eleição, seja contra Crivella (53% a 21%), Martha Rocha (45% a 32%) ou Benedita da Silva (49% a 23%). A pesquisa foi registrada no TRE sob o número RJ-01518/2020.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Rio de Janeiro - RJ
Atualizado às 19h45 - Fonte: Climatempo
28°
Nuvens esparsas

Mín. 21° Máx. 37°

32° Sensação
9 km/h Vento
79% Umidade do ar
80% (12mm) Chance de chuva
Amanhã (04/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 36°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sábado (05/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 28°

Chuvoso
Mais lidas
Anúncio