Terça, 26 de Janeiro de 2021 00:00
Coronavírus Covid

Trabalhadores de Búzios, RJ, protestam contra decisão que impede entrada de turistas

Justiça determinou que município volte para 'Bandeira Vermelha - Risco 3' nesta quinta (17). Cidade terá que pagar multa de R$ 100 mil por dia caso descumpra decisão.

17/12/2020 13h02 Atualizada há 1 mês
Por: Matheus Carlos de Andrade Fonte: G1
Paulo Veiga/Inter TV RJ
Paulo Veiga/Inter TV RJ

Cerca de 500 pessoas, trabalhadoras de diferentes setores da economia de Búzios, na Região dos Lagos do Rio, se reúnem na manhã desta quinta-feira (17) em um protesto contra a decisão da Justiça que determinou que a cidade volte para a Bandeira Vermelha - Risco 3 de combate à pandemia da Covid-19.

Com a decisão, os turistas que estão hospedados no município terão 72 horas para deixar os meios de hospedagem. A bandeira vermelha sinaliza o risco muito elevado de colapso da rede de saúde e a necessidade de isolamento social completo.

Em caso de descumprimento da decisão, o município terá que pagar multa de R$ 100 mil por dia.

A Prefeitura afirmou que já entrou com recurso junto ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e que, enquanto a decisão estiver valendo, a barreira já não permite a entrada de turistas. O município informou ainda que equipes da Coordenadoria de Posturas de Búzios estão percorrendo as pousadas e hotéis para fazer valer a decisão.

A decisão, da 2ª Vara de Búzios, proíbe ainda que os hotéis ou espaços promovam aluguel para temporada ou aceitem novos hóspedes. A medida atende ao pedido da Defensoria Pública e cabe recurso.

Além da paralisação do setor turístico, a decisão leva a Prefeitura a retroagir imediatamente com todas as medidas de flexibilização adotadas até então.

A Associação Comercial e Empresarial de Búzios disse que vai notificar, nesta quinta-feira, os representantes do Poder Executivo e do Judiciário solicitando o posicionamento de ambos sobre a atual situação sanitária do município e quais medidas podem ser realizadas para evitar "uma ação tão extrema e que pode acarretar resultados traumáticos à manutenção socioeconômica do município com consequências que se estenderão para além deste ano".

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Rio de Janeiro - RJ
Atualizado às 22h46 - Fonte: Climatempo
27°
Poucas nuvens

Mín. 20° Máx. 36°

28° Sensação
16.7 km/h Vento
53.7% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (27/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 38°

Sol
Quinta (28/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °