Terça, 26 de Janeiro de 2021 00:52
Política Política

Cidadania afasta Fernando Cury após parlamentar ser gravado passando a mão na deputada Isa Penna na Alesp

Deputado estadual foi flagrado passando a mão no seio da colega do PSOL durante sessão que votava o orçamento do estado de SP na última quinta-feira (18).

18/12/2020 22h40 Atualizada há 1 mês
Por: Matheus Carlos de Andrade Fonte: g1
video da internet
video da internet

O deputado estadual Fernando Cury, que foi gravado passando a mão no seio da deputada Isa Penna (PSOL) durante sessão da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) na quarta-feira (16), foi afastado de seu partido Cidadania nesta sexta-feira (18).

Em comunicado, o Cidadania afirma que a Comissão Executiva Nacional decidiu a afastar o deputado "de todas as funções diretivas partidárias, em todas as instâncias, bem como de todas as funções exercidas em nome do Cidadania, inclusive junto à Alesp".

Em nota, o deputado afirma que não foi "informado oficialmente pelo partido" sobre o afastamento e que "não houve qualquer notificação de procedimento interno do Conselho de Ética". "Tão logo seja formalmente comunicado, irei apresentar a versão dos fatos, exercendo assim meu direito de defesa", diz o parlamentar.

Pelas imagens das câmeras da Alesp é possível ver que Cury se dirige à deputada Isa Penna, que está apoiada na mesa diretora da Casa, para atrás da deputada e passa a mão no seio e na cintura dela. Imediatamente, Isa Penna tenta afastá-lo. Em discurso no plenário, o deputado pediu desculpas por "abraçar" a colega e negou que tenha ocorrido assédio ou importunação sexual.

O afastamento determinado pelo Cidadania deve durar até a conclusão do processo no Conselho de Ética do Cidadania, segundo o presidente do partido, Roberto Freire. Em nota, o partido afirma ainda que Freire levou em consideração a gravidade do caso. A primeira reunião do conselho para debater o caso de Cury deve ocorrer às 20h30 desta sexta-feira.

Pelo regimento interno do Cidadania, Cury terá prazo de oito dias para apresentar sua defesa após recebida a denúncia do conselho. Entre as sanções que o grupo pode aplicar está a expulsão do deputado do partido.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Rio de Janeiro - RJ
Atualizado às 23h48 - Fonte: Climatempo
26°
Poucas nuvens

Mín. 20° Máx. 36°

27° Sensação
16.6 km/h Vento
54.9% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (27/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 37°

Sol com algumas nuvens
Quinta (28/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 38°

Sol